A Mente Humana ante o Conhecimento Infinito

De vez em quando tornamo-nos especialmente conscientes da nossa finitude. recente mente, ao ler  este artigo tive um destes momentos. Antes de continuar a ler este post vá até o site e o leia.

Interessante, não? bem, minha conclusão é de que meu filho está certo quando diz (ainda que não com estas palavras) que ler é um processo muito ineficiente de adquirir conhecimento.

Mas devemos ir ainda mais além, isto nos mostra o quão patética é a nossa tentativa de dar sentido ao conhecimento produzido por humanos (pois o resto do mundo natural também gera informação incessantemente) através da integração do mesmo dentro do nosso cérebro é completamente fútil. Precisamos de uma nova metodologia de interação com o conhecimento.

Naturalmente este problema dá conta apenas de “metade” do problema, pois ainda somos obrigados pela Capes a produzir novos textos que “ninguém terá tempo de ler”, o mais rapidamente possível… Será que não devíamos pensar um pouco mais antes de colocar a próxima palavra no papel?

Por fim, como professores e educadores, que conselhos devemos dar àqueles que vem  à nos em busca de treinamento na busca do santo graal da erudição? Minha tentação é dizer: ” faça um upgrade no seu cérebro, instale um HD e um co-processador de linguagem natural, por que a nossa massa cinzenta vem de fábrica sem conexão de banda larga…”

Naturalmente, a evolução biológica já deu a sua solução:
http://www.utexas.edu/news/2011/05/05/schizophrenia_discern/

Anúncios
Published in: on maio 14, 2011 at 6:41 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://pluribus.wordpress.com/2011/05/14/a-mente-humana-antre-o-conhecimento-infinito/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: